Trending

Especialista afirma que a tecnologia pode proteger

 

Necessidade de proteger os circuitos e sistemas de radiação para evitar falhas permanentes nos equipamentos.


Elétricos e Eletrônicos (IEEE), Fernanda Kastensmidt,  já existem algumas técnicas de software e hardware que podem proteger esses circuitos e evitar defeitos permanentes. A IEEE é considerada a maior organização técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para o benefício da humanidade, tanto para missões espaciais quanto para a Terra.


Especialista trabalhou no primeiro chip brasileiro resistente à radiação e fez parte da equipe de três satélites nacionais dois deles são os satélites CubeSat NanosatC-BR e NanosatC-BR2.


Entre planetas, todo o circuito integrado vai passar por uma forte chuva de íons que batem nesse material e pode causar pulsos de corrente que podem fazer com que o circuito se degrade”, disse Fernanda, ao ser questionada sobre o grande problema da radiação em circuitos elétricos.


Cobertura nesse sistema pode ser a solução para reduzir a intensidade do evento e a interferência da radiação. Apesar disso, não é possível evitar o processo, pois ainda não existe nenhum material com espessura o suficiente para evitar completamente a interferência da radiação; seja na Terra ou no espaço.


Secundárias energizadas que podem causar falhas. Atualmente, a especialista está trabalhando em um projeto do edital da Agência Espacial Brasileira com o CNPQ, com o objetivo de utilizar diferentes técnicas para proteger um software aberto da NASA.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem