LibreOffice acusa Microsoft de tornar arquivos complexos

 

Propositalmente complexos seus formatos de arquivos proprietários para dificultar a migração de usuários para outras plataformas. O protesto foi publicado na última sexta-feira (18), assinado por Italo Vignoli, um dos membros fundadores da instituição sem fins lucrativos.

Complexidade excessiva dos formatos da Microsoft é usada como uma "tática de fidelização forçada ao fornecedor.

Cujas vias estão disponíveis para todos, mas cuja principal fabricante de trens impõe um sistema de controle absurdamente complicado. Em teoria, qualquer um poderia construir trens compatíveis com as vias, mas as especificações desse sistema são tão confusas que apenas a fabricante original consegue operar plenamente", comparou Vignoli.

Open XML (OOXML), representado pelas extensões .DOCX e .XLSX. Ambos utilizam uma base em XML (Extensible Markup Language), linguagem que organiza dados de forma hierárquica, legível por humanos e máquinas.

Manter os usuários dentro do ecossistema Microsoft. “Essa complexidade artificial se manifesta em estruturas de tags profundamente aninhadas, abstração excessiva, centenas de elementos opcionais, convenções de nomenclatura pouco intuitivas, uso generalizado de curingas e namespaces múltiplos, além de uma documentação escassa e de difícil compreensão”, critica o artigo.

Usuários sequer percebem que estão presos a barreiras técnicas que limitam sua liberdade de escolha e viabilizam aumentos abusivos de preços.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Supercomputador que ‘imita’ cérebro

Especialista afirma que a tecnologia pode proteger

Formas de vidas artificiais podem ajudar no futuro